domingo, 3 de junho de 2012

Vírgula com adjunto adverbial


Gostaria de saber a respeito do uso de vírgulas para isolar adjuntos adverbiais descolados. O que eu noto é que, quando os adjuntos adverbiais são curtos, não costumam aparecer vírgulas para isolá-los. As duas maneiras são corretas? Como ficaria, por exemplo: "Raramente, isso acontece" ou "Raramente isso acontece"? "Hoje ele trouxe o livro" ou "Hoje, ele trouxe o livro"? Obrigado! 

[Alexandre Ribeiro, Nepomuceno, MG, Brasil]



Os adjuntos adverbiais devem ser isolados com vírgula quando vierem "antepostos", isto é, antes de sua ordem normal (preferencial) em uma frase. Portanto, repare que isso nada tem a ver com o fato de o adjunto adverbial ser curto ou longo.

Nas frases de exemplo, isso aconteceu em ambos os casos. No primeiro, a ordem normal da frase seria "Isso raramente acontece" e, portanto, ao antepor o adjunto adverbial, ficaríamos com "Raramente, isso acontece".

Já no segundo caso, a ordem normal seria "Ele trouxe o livro hoje" e, com a anteposição, ficaríamos com "Hoje, ele trouxe o livro".

Apesar de ser esta a regra, muitas vezes essa vírgula atrapalha a leitura linear da frase e oferece um destaque excessivo ao adjunto adverbial. Sendo assim, para evitar este efeito, muita gente opta por tirar a vírgula, o que é perfeitamente possível se o objetivo for manter a linearidade da frase e não destacar em especial o adjunto adverbial.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...