segunda-feira, 4 de junho de 2012

Teoria literária: Metaficção historiográfica e o Novo Romance Histórico


Olá, gostaria de uma resposta clara e objetiva acerca do seguinte tema: Metaficção Historiográfica e o Novo Romance Histórico. Qual a diferença entre eles?

Grata

[Irene Barbosa, Coxim, Mato Grosso do Sul, Brasil]


O termo "metaficção historiográfica" foi cunhado pela teórica literária Linda Hutcheon. Em seu livro, "Poética do Pós-modernismo", a autora define a metaficção historiográfica como os romances extremamente "auto-centrados", mas que também fazem alusão a eventos e/ou personagens históricos. Ou seja, ao mesmo tempo em que este tipo de romance tem um enredo próprio e segue sua própria trama, aparecem personagens e/ou eventos históricos narrados nele.

Esta forma literária é extremamente moderna, sendo enquadrada no período "pós-modernista". Dada a característica deste tipo de obra, muitas vezes os fatos históricos podem chegar a ser distorcidos, ou reconceitualizados, para se encaixar na trama narrativa do romance. Podemos entender a metaficção historiográfica como uma literatura onde os fatos históricos e a narrativa literária se misturam de modo intenso, sem que se possa saber muito bem o que é uma coisa e o que é outra.

Em língua portuguesa, um dos maiores expoentes deste tipo de romance é José Saramago, como se pode ver, por exemplo, em "O Evangelho segundo Jesus Cristo".

Antes deste período pós-moderno já havia, obviamente, romances com fundo histórico, como se pode ver até mesmo em Homero. No entanto, Walter Scott é considerado o pai do chamado "Novo Romance Histórico", um estilo literário que, ao contrário da metaficção, pretende definir muito bem um evento histórico, usando da literatura e do romance, mas sem que se misture demais a fronteira entre ambos.

Curiosamente, José Saramago também possui algumas obras que podem ser classificadas como "Novo Romance Histórico", por exemplo, "Memorial do Convento", que relata com detalhes a sociedade portuguesa do século XVIII.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...